top of page
Buscar
  • Foto do escritorVIVA

DIA DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo no ano de 1972. A Criação teve o objetivo de chamar a atenção dos governantes sobre a importância de se pensar em medidas globais sobre o tema.


Atualmente, este dia é comemorado anualmente em 5 de Junho.


A data nasceu como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.


Intuitivamente, todos sabemos os problemas da falta de zelo com o meio-ambiente. Certamente para alcançarmos uma melhoria nesse cenário, é necessário o envolvimento da sociedade em todas as suas esferas, com engajamento consciente, sem extremismos tóxicos ou cegueiras ideológicas. Para vivermos as mudanças de verdade, a cooperação entre o poder público e privado é fundamental.


Destaca-se as mais básicas problemáticas que dificultam a preservação ambiental:

  • descarte inadequado de lixo;

  • consumo de energia inconsciente;

  • desperdício de alimento;

  • uso de automóvel/elevador/escada rolante irrefletidamente;

  • falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem;

  • desperdício de água;

  • uso de papel, mesmo quando flagrantemente dispensável;


Ter um discurso ambiental é fácil, mas uma efetiva consciência ambiental nem sempre vem de forma automática. Nem todos desejam ser militantes ambientais. Mas todos podemos e devemos sim estar engajados. É preciso encarar este engajamento como um hábito, que precisa ser treinado e repetido até ganhar consistência e fazer parte da rotina. Ao contrário do que muitos imaginam, as pequenas atitudes dentro "de casa" fazem diferença sim, e são elas que fazem o movimento pró meio ambiente se fortalecer de maneira inteligente e coerente.


Lembre-se: todas as ações humanas impactam o meio ambiente. Faça a sua parte e escolha ser mais sustentável em todas elas!


Aliás, o meio ambiente não tem a ver só com a natureza, mas com as relações que estabelecemos entre nós, A SOCIEDADE. A luta por uma relação sustentável é um compromisso entre indivíduos: [homem x homem] + [homem x natureza].



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page